quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Berlim pede explicações a embaixador americano sobre escutas a Merkel

Fonte Google

 A chanceler alemã Angela Merkel telefonou a Barack Obama para obter explicações de viva voz: os Estados Unidos têm mantido o seu telemóvel sob escuta? “O Presidente garantiu que os Estados Unidos não estão a monitorizar nem vão monitorizar as comunicações” da chanceler, assegurou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. 

A Alemanha chamou entretanto o embaixador americano em Berlim para um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle, para pedir explicações – numa acção pouco habitual entre países aliados, e na imprensa os jornais espelhavam a gravidade da situação: "uma bomba diplomática" (Die Welt), "um ataque ao coração político da chanceler" (Süddeutsche Zeitung).

A informação de que o telemóvel de Merkel é alvo da curiosidade dos espiões americanos chegou ao conhecimento do Governo alemão por causa de uma investigação da Spiegel, diz a revista no seu site. Depois de examinada pelo do Serviço de Informação Federal e pelo Secretariado Federal de Segurança para as Tecnologias de Informação, os dados foram considerados suficientemente preocupantes pela chancelaria alemã para que Merkel telefonasse a Obama.
“A confirmarem-se, estas práticas são completamente inaceitáveis”, disse o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert. “Representariam uma grave quebra de confiança e devem ser imediatamente paradas.”

Fonte: Publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário